Correr: tudo o que você precisa saber sobre o seu calçado

melhores tênis para corrida

A corrida é um exercício praticamente tão antigo quanto a própria humanidade e, apesar de o atletismo ser um dos esportes mais antigos, nos últimos tempos, cada vez mais pessoas têm aderido à corrida como hobby, tanto em nível recreativo quanto competitivo.

Com esse aumento de corredores, as marcas desportivas também evoluíram no desenvolvimento de vestuário cada vez mais sofisticado, com destaque para o calçado de corrida.

O calçado é um dos aspectos mais importantes a serem considerados, tanto para amadores quanto para profissionais, porque pode melhorar o desempenho e, acima de tudo, reduzir o risco de lesões.

Vamos ver em detalhe a importância de escolher bons tênis, os aspectos a considerar ao fazer a escolha e alguns dos melhores tênis para corrida 2023.

A importância de um bom calçado

tênis para corrida

Como mencionado anteriormente, a corrida é uma das atividades físicas mais populares no mundo todo, seja como parte de um estilo de vida saudável, um hobby ou uma paixão competitiva. No entanto, um elemento crucial para o corredor é o tênis para corrida masculino.

Ao correr, os pés suportam forças significativas em cada passo. O impacto repetido pode levar a tensões e lesões se você não estiver usando o melhor tênis para corrida.

É por isso que os tênis de corrida profissional desempenham um papel vital. Eles fornecem amortecimento e suporte para reduzir o impacto em nossas articulações, como joelhos e tornozelos, diminuindo o risco de lesões, tanto a curto quanto a longo prazo.

Além da proteção, o tipo certo de tênis para corrida feminino também pode melhorar o desempenho do corredor, uma vez que os modelos desenvolvidos para diferentes tipos de corredores e superfícies podem proporcionar maior conforto, velocidade e eficiência. Por outro lado, o uso de calçado inadequado pode levar à fadiga prematura e até mesmo ao abandono da corrida.

Pode correr com qualquer tênis?

Ao procurar um modelo, é preciso partir da premissa de que, embora existam atualmente muitos e de muito boa qualidade, o tipo de pegada de cada pessoa é diferente e isso entra em jogo quando se trata de saber se um sapato é confortável ou não.

Em termos gerais, existem três tipos de pisadas: pronadora, que é quando o pé vira para dentro; supinadora, que, pelo contrário, é quando o pé vira para fora; e neutra.

No caso dos iniciantes ou amadores, os modelos neutros são os recomendados para iniciar a prática com um tênis de qualidade que não trará qualquer inconveniente.

Quem já tem mais experiência ou conhece o seu tipo de pisada, pode optar por tênis específicos que se ajustam a ela e permitem correr mais confortavelmente.

A diferença nos outros casos é que os tênis para pronadores oferecem um apoio adicional do arco, enquanto os tênis para supinadores têm normalmente mais amortecimento.

Pode correr com qualquer tênis

Nesse sentido, o amortecimento é também uma questão a ser considerada, analisando o tipo e a quantidade em função do peso corporal, a distância de corrida e a superfície a ser percorrida.

Para corredores mais pesados ou que correm longas distâncias, o melhor tênis para corrida masculino será o que tem mais amortecimento na sola. Para os corredores mais leves e para as corridas mais curtas, ténis com menos amortecimento e mais leves serão funcionais.

O local onde treina ou compete também é um fator, pois os tênis para asfalto ou pista, por exemplo, são normalmente mais leves, com melhor contenção do pé e amortecimento desenvolvido para superfícies regulares. No entanto, se você correr em trilhas, terra batida ou estradas irregulares, é preferível optar por tênis de trail running, que oferecem melhor aderência ao solo e maior proteção para o pé.

Por último, o preço desse tipo de calçado é muito variável. No entanto, é aconselhável optar por modelos recomendados, mesmo que possam implicar um custo ligeiramente superior aos mais baratos, pois isso pode afetar sua saúde através de lesões.

Quantos ténis de corrida é ideal ter?

Na hora de escolher o melhor tênis para corrida feminino ou masculino, é sempre aconselhável optar pelas marcas mais reconhecidas mundialmente e com uma longa história no esporte, como Nike, Adidas, Olympikus ou Asics, estas duas últimas, muito ligadas ao mundo do atletismo.

Se falarmos de tênis de corrida Adidas, a marca das três listras lançou este ano o modelo Ultraboots Light 23, sendo o mais leve dessa linha, pesando apenas 299 gramas para os homens e 262 gramas para as mulheres. Seu amortecimento, aderência e conforto o tornam um dos melhores modelos do mercado e são recomendados para corredores com pisada neutra ou supinadora que praticam em superfícies planas e necessitam de um bom amortecimento.

tênis para corrida feminino

Continuando, os tênis para corrida Nike também são muito populares e têm um bom desempenho, tanto que têm o modelo de corrida mais vendido na história, que está de volta ao mercado este ano: o Nike Pegasus 40. Com um peso de 274 gramas para homens e 233 gramas para mulheres, este tênis é realmente muito leve e versátil para corredores com passos neutros e que requerem amortecimento médio.

Quanto aos tênis para corrida Asics, a marca japonesa lançou este ano o modelo Gel Nimbus 25, com uma sola inovadora que combina os materiais PureGel e Flyte Foam Blast ECO+ para garantir um amortecimento mais suave e leve. Isto, juntamente com o fato de ser feito de materiais reciclados, torna esse modelo um dos melhores do ano.

Com um preço mais acessível, mas com a garantia de anos no mercado, os tênis de corrida Olympikus são também altamente recomendados. Modelos como o Corre 2 ou o Voa são dois dos seus ténis concebidos tanto para corredores masculinos como femininos.

Com toda esta informação, é hora de comprar os ténis de corrida ideais para acompanhar você nos passeios matinais, nos treinos ou nos jogos com os amigos e a família.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *