Guia completo para escolher o aro de bicicleta ideal por idade e tamanho

escolher o aro de bicicleta ideal

Descubra qual é o aro de bicicleta ideal para cada pessoa, levando em consideração diferentes aspectos, como idade, tamanho e peso dos usuários. Encontre a tabela de tamanhos e descubra as particularidades de cada tipo de aro. Confira nosso guia feito por especialistas e decida qual é a melhor opção para você.

Como escolher o tamanho ideal do aro da bicicleta?

Escolher o aro correto para uma bicicleta é uma decisão crucial na hora de montar nosso veículo da melhor maneira. Uma boa escolha deve garantir o poder viajar de maneira confortável, eficiente e, acima de tudo, segura. O aro é um fator chave da bicicleta, que proporciona a tração adequada, melhora a estabilidade e permite um andar eficiente em diferentes tipos de terrenos.

Mas há uma realidade, e é que cada vez há mais propostas de diferentes marcas e diferentes modelos de aro, por isso não deve ser uma decisão tomada de ânimo leve. Tendo tantos tamanhos ou materiais diferentes, até o ciclista mais experiente pode duvidar. Por isso, analisaremos como escolher o modelo correto, em relação, entre outras coisas, à idade, tamanho e peso do usuário.

Altura

Como regra geral, quanto mais alto o ciclista, maior o aro da bicicleta que deve ser colocado para que a bicicleta funcione da melhor maneira. Por exemplo, se a sua altura estiver entre 1,50 e 1,60, um aro recomendável seria o 26. Se você mede entre 1,70 e 1,80, o tipo de aro que pode ser mais adequado para você pode ser, talvez, o 29.

Largura do pneu

A maneira como o pneu se move no chão está diretamente associada à largura do aro e à pressão que isso exerce sobre os pneus. Com uma roda mais larga, você pode ter mais aderência ao chão, conforto e resistência aos impactos do terreno. Quanto mais leve e estreita a roda, a bicicleta será mais ágil, mas terá menos proteção contra impactos e furos.

Tipo de uso

Assim como existem bicicletas de montanha, de cidade, de bmx, dobráveis, etc., cada uma com uma funcionalidade melhor que as outras para diferentes ações ou percursos escolhidos, o mesmo acontece com os aros.

O estilo de condução do ciclista e o terreno por onde ele se desloca, podem afetar muito diretamente essa decisão. Por exemplo, os pneus maiores são projetados para trilhas de terra, trilhas e para o cicloturismo; enquanto que, para o uso urbano, os aros usados devem ser menores.

Tipos de aros de acordo com os materiais de fabricação

Tipos de aros de acordo com os materiais de fabricação

Principalmente, os materiais com os quais os aros das rodas são feitos são 3, cada um com características próprias:

  • Aro de aço, eram até alguns anos atrás, o elemento mais popular em que se faziam aros de bicicleta. É a opção ideal para aqueles que estão começando a andar de bicicleta pela sua durabilidade e seu baixo custo.
  • Aro de fibra de carbono, um dos modelos que mais se usa em bicicletas de velocidade. São muito leves e não adicionam muito peso à bicicleta, por isso são as favoritas dos ciclistas de elite.
  • Aro de alumínio, o modelo que veio para substituir em popularidade o aço. Resistente, leve, com propriedades antioxidantes e com uma vida útil muito extensa, são o tipo de aro mais vendido no mundo, pela sua facilidade de se adaptar a muitos tipos de ciclistas diferentes.
  • Há outros modelos, menos usados, mas que, por sua resistência ou leveza, também devem ser levados em consideração, como a liga leve de alumínio e silício ou os aros de magnésio.

Escolha de aro por idade e peso

Isso é algo a ser levado em conta, principalmente, ao escolher entre modelos de bicicleta infantil, onde as fases de crescimento são mais marcantes. Diferentemente do que acontece nas bicicletas para adultos, onde o tamanho é determinado pelo quadro da bicicleta, nas bicicletas para crianças, essa medida é estabelecida pelo aro.

  • Para crianças que estão entre 2 e 4 anos de idade, com um peso de até 25 quilogramas, é recomendável usar um aro 12.
  • Para crianças que tenham de 4 a 6 anos, e com um peso aproximado de 30 quilogramas, o aro 14 é uma boa opção.
  • O aro 16 é perfeito para crianças de 5 a 8 anos, especialmente se tiverem um peso aproximado de 35 quilogramas.
  • para as crianças que têm de 8 a 10 anos e pesam até 45 quilogramas, o aro correspondente é o 20.
  • Finalmente, o aro 24 é o escolhido para crianças de 10 a 14 anos, que pesam até 60 quilogramas. Acima dessas idades, já se começa a considerar que as crianças devem adquirir bicicletas para adultos.

PAA

Como se diferenciam as diversas medidas de aro de bicicleta?

O tamanho do aro de uma bicicleta varia em várias polegadas, sendo os aros menores de 12 polegadas e os maiores de 29. O tamanho do aro certamente estará gravado na lateral do produto.

Como saber o tamanho ideal do aro da bicicleta?

O tamanho ideal do aro de uma bicicleta é determinado por várias ideias diferentes. Principalmente, devem ser aros em que o ciclista se sinta confortável e que funcionem de maneira eficiente. Para ajudar na sua escolha, você pode procurar, por exemplo, qual aro de bicicleta é mais adequado em relação à sua altura e peso. Se a busca pelos aros é para a bicicleta de uma criança, então é preciso levar muito em conta as fases de desenvolvimento e que a forma de medição entre os modelos para adultos e para crianças não é a mesma.

O que faço se tiver que comprar uma bicicleta para uma criança e, por sua idade, altura ou peso, ela pode se encaixar em mais de uma medida da tabela?

Se a criança tem dimensões físicas (tanto de peso quanto de altura) que permitem que ela receba aros de bicicleta de medidas diferentes, o ideal seria tentar ver quão perto ela está da alternativa maior. Se a diferença não for muito grande, é melhor comprar um modelo maior, com aros de mais polegadas para que possa servir à criança em sua próxima fase de crescimento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *