NanoCell vs. QLED: Qual é a Melhor TV?
Se você está pensando em comprar uma televisão e não sabe ao certo qual tecnologia é a melhor para você e sua família, então continue lendo para descobrir e comparar as melhores opções disponíveis no mercado.
Até pouco tempo atrás, usávamos as antigas televisões de tubo. No mercado havia poucos modelos e as características técnicas eram praticamente as mesmas em todas as empresas fabricantes.
Mas hoje em dia, em quase todas as casas, existem televisões de tela plana. E neste mundo onde a tecnologia avança a passos largos, ir à loja comprar uma televisão pode ser um verdadeiro desafio.
Mas não desespere, se você está pensando em adquirir sua primeira televisão ou renovar a que tem, aqui você encontrará um guia passo a passo para que sua experiência de compra seja a melhor.
Passo a passo
O primeiro passo que você deve considerar é qual tecnologia você está procurando. Se prefere algo clássico e acessível, ou se, pelo contrário, prefere investir em algo de alta qualidade com as últimas tendências disponíveis.
Se você se encaixa na segunda opção, então a tecnologia NanoCell ou a QLED devem estar entre suas primeiras alternativas de compra. Ambas representam a máxima sofisticação técnica e garantirão uma excelente qualidade de imagem.
O segundo passo é se perguntar sobre qual é a melhor tv nanocell ou qled. Para responder a isso é importante que você considere seus gostos, suas necessidades e seu orçamento máximo disponível.
O terceiro passo, então, é se informar sobre as principais características, vantagens e desvantagens de cada uma, assim você chegará à loja com a decisão tomada e com o orçamento certo.
Telas QLED
As televisões com tecnologia QLED na tela são aquelas que são compostas em seu interior por pontos quânticos (em inglês Quantum Dot), isso significa que elas têm nanocristais semicondutores que usam a luz azul de fundo para que a iluminação seja muito mais precisa graças ao fato de que os pixels são ativados individualmente.
A tecnologia QLED possui mais de um milhão de nanocristais que estão presentes em diferentes tipos e tamanhos e onde cada um terá a função de reproduzir uma cor específica.
Isso se traduz em imagens muito mais realistas e detalhadas. Além disso, graças à imensa quantidade de nanocristais, a gama de cores é quase infinita. Isso garante que as distorções sejam quase nulas e que os contrastes e o brilho estejam bem definidos.
Principais vantagens
Gama de cores muito ampla.
Brilho excepcional, mesmo em salas muito iluminadas.
Contrastes e tons escuros bem definidos.
Garantia de durabilidade.
Principais desvantagens
Os ângulos de visão são inferiores aos que a NanoCell oferece.
A gama de cores pode ser limitada em alguns conteúdos, especialmente em videogames.
Com todas essas características, o mercado oferece uma ampla gama de modelos de TV com tecnologia QLED. Você encontrará cada uma delas com particularidades que variam no preço e qualidade.
Telas NanoCell
NanoCell é um tipo de tecnologia de tela desenvolvida através de uma camada de cristal líquido formada por partículas minúsculas, até mesmo menores que a tecnologia de pontos quânticos das telas QLED.
Essas partículas, que também são chamadas de nanocristais, têm o tamanho de nanômetros. São minúsculas porções de pixels que juntas exibem as imagens na tela. Sua principal característica é que funcionam como um filtro que absorve e controla a frequência de luz indesejada.
O resultado dessa função é a melhora na pureza das cores que são refletidas na tela. Além disso, isso permite uma gama de cores mais vivas, realistas e precisas que garantem uma experiência visual de alta qualidade.
Principais vantagens
Qualidade de imagem nítida, detalhada e sem desfoques.
Filtros que eliminam os tons indesejados.
Transições mais precisas em cores semelhantes.
Ângulos de visão mais amplos que em QLED.
Com painéis IPS que ajudam a evitar reflexos indesejados.
Principais desvantagens
Os níveis de tons negros não são tão profundos como os das telas QLED.
A qualidade nos contrastes pode variar de acordo com a iluminação ambiente.
Pontos em comum de ambas as tecnologias
Como você pode ver, ambas as tecnologias apresentam características técnicas semelhantes. Tanto a QLED como a NanoCell usam nanocristais em seu interior, com o objetivo principal de mostrar cores mais realistas para que a experiência visual seja a mais imersiva possível.
Da mesma forma, tanto as televisões NanoCell e QLED mantêm o tamanho, a largura e o design semelhante à maioria das telas planas. Mas isso não significa que as empresas fabricantes não inovem no design. Você pode encontrar uma grande variedade de modelos com diferentes molduras, suportes e cores.
A melhor opção, então, dependerá de suas necessidades, de seus gostos, de seu orçamento e do espaço onde será colocada. Você deve estar tranquilo de que ambas as tecnologias lhe oferecerão uma experiência visual de alta qualidade.
Conclusões
Como mencionado, ambas oferecem características técnicas de ponta a um preço muito mais acessível em comparação com outras tecnologias presentes no mercado.
Então, para a escolha final entre uma televisão QLED e uma NanoCell será importante que você releia este artigo. Cada tecnologia tem suas vantagens e desvantajas e será imprescindível que você possa definir os critérios que melhor se adaptam a você.
De qualquer forma, um resumo final da tecnologia QLED e NanoCell será útil para chegar ao último passo bem informado, escolher a melhor opção e ir à loja.
Resumo final
Se você precisa de uma tela com tecnologia de alta durabilidade, qualidade de imagem e resistência do brilho para ambientes muito iluminados, uma televisão com tela QLED pode ser a melhor escolha.
Por outro lado, se você decide dar um passo adiante e procurar uma tela para múltiplos usos que mostre cores ainda mais precisas e deseja que a qualidade da imagem seja a mesma, independentemente dos ângulos de visão, então NanoCell será a opção mais conveniente para você.
Agora sim, é hora de tomar a decisão final e ir à loja para comprar sua nova televisão. Boa sorte!
Deixe um comentário
Artigos Relacionados