
Melhores telas de celular para obter desempenho
02/01/2024 · Updated on: 12/09/2024

Se parar para pensar nas características de um telefone que prefere comprar, a tela pode não ser um daqueles que se leva em consideração, mas é fato que ela é de grande importância para desenvolver uma experiência muito mais completa ao usuário.
Talvez passe despercebido, mas a tela de celular é fundamental, pois com ela você interage com os diversos menus dos aplicativos, definindo assim a qualidade, brilho, contraste, clareza e resolução de tudo que pode ser visualizado no aparelho.
Ao falar dos diferentes tipos de ecrãs, você está a dizer sobre a tecnologia que compõe o painel, seja LCD, ou OLED com todas as variações que possui, em que você pode ver todas as melhores obtidas.
Eles são responsáveis pela qualidade de imagem, através dos pixels, levando em conta o LCD mencionado anteriormente, esta é uma tecnologia que possui um painel de camadas compostas alinhadas com cristais líquidos entre elas, a superior com os campos eléctricos que ajustam a luz e a fundo que dá a iluminação.
A seguir, olhar de perto para o OLED, uma versão melhorada das telas LCD, poderá notar que uma das principais melhorias é que estas telas consomem muito menos energia, você também pode notar progresso para resolver o que era o problema das cores desbotadas, prestando atenção principalmente a cor preto, que agora é realmente uma cor.
Outra das características mais notáveis do OLED é que as telas são consideravelmente mais finas, já que nestes casos não existe mais a necessidade de criar múltiplas camadas para um ótimo desempenho.
Por fim, o mais inovador é sem dúvida o ecrã AMOLEDE que resolve todas as dificuldades dos anteriores, ele é tipo de ecrã superior aos demais, embora isso aumente o custo, em contraponto você obtêm melhorias em contraste de cor, brilho e precisão, consumindo ainda menos energia.
Dentro das variações pode-se encontrar telas Super AMOLED que são telas mais responsivas, com uma camada de toque entre os painéis. Outra variação é o Dynamic AMOLED, que como principal novidade traz suporte ao HDR10+, com cores e contraste bastante aprimorados para imagens, tudo com melhorias no brilho de tela, precisão e cor dos tecidos.
Outra novidade são as telas IPS, o grande diferencial que elas têm das demais é que quando acionadas pela corrente elétrica, as células, que são compostas por cristais líquidos e o painel LCD, giram 90 graus, tornando o ângulo de visão ainda maior e garantindo visibilidade de até 178 graus alcançados tanto vertical quanto horizontalmente.
Para aqueles que estão se perguntando qual é a diferença entre LCD e IPS? O IPS chegou a alcançar uma melhoria considerável em relação às telas TFT-LCD, que tinham um tempo de resposta muito mais lento, e também careciam de um amplo alcance de visão, principalmente se o ponto de vista fosse de borda.
Em termos de desempenho do aparelho móvel, embora as telas não tenham uma conexão grande e sejam componentes separados, telas sofisticadas e de melhor resolução, podem acabar consumindo uma quantidade significativa de RAM, portanto a RAM deve estar preparada para dar suporte a estes recursos.
Existem também telas incell que possuem os componentes do display todos integrados ao painel touch, isto faz com que a tela acabe sendo de alta resolução e consideravelmente mais vibrante, graças ao fato de não haver ar entre a tela e as camadas touch, melhorando bastante a qualidade de imagem.
Se você se perguntar qual a melhor tela de celular incell ou oled? Em termos de qualidade o destaque fica com os OLED porque eles mantêm a vibração das cores, têm maior brilho e os pretos são mais escuros, embora se quiser apenas funcionalidade a Incell fará seu trabalho muito bem e por um custo muito menor.
Celulares com as melhores telas
Entre os celulares mais recentes comparados em 2023 para determinar quais são os celulares com melhor tela, foi feita uma lista de sete aparelhos que será detalhada a seguir.
- Xiaomi 12: Possui tela AMOLED com Full HD, medindo 6,2 polegadas com HDR10+ e taxa de atualização de 120 Hz.
- Galaxy S20 FE: Neste caso, a Samsung deu a este aparelho uma tela AMOLED Full HD+, pouco maior que a citada acima com 6,5 polegadas com HDR10+ e taxa de atualização de 120 Hz.
- Galaxy A53: A Samsung possui modelos com ótimos recursos e este modelo integrou uma tela Super AMOLED (FHD+) de 6,5 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz.
- Poco M4 Pro: A empresa chinesa colocou tela AMOLED (Full HD) de 6,4 polegadas com taxa de atualização de 90 Hz;
- Asus Zenfone 8 Flip: No caso este modelo da Asus possui tela AMOLED (Full HD) de 6,6 polegadas com HDR10 e taxa de atualização de 90 Hz;
- iPhone 13: Uma das marcas mais reconhecidas, a Apple, deu a uma de suas últimas criações uma tela Retina XDR OLED de 6,1 polegadas (1284 x 2778 pixels) com HDR10 e taxa de atualização de 90 Hz;
- Motorola Edge 30 Pro: Por fim, outro grande do mercado como o Motorola, possui tela OLED (Full HD) de 6,7 polegadas com HDR10 e taxa de atualização de 1144 Hz.
Estratégias práticas para melhorar a memória RAM do celular
A memória RAM dos celulares, em quase todos os casos, não pode ser atualizada tão facilmente como em um computador, pois nestes dispositivos está integrada à placa-mãe que quase não permite melhorias físicas ou substituições por placas melhores.
Evite widgets desnecessários: os aplicativos geralmente não apenas consomem recursos de RAM, mas também afetam a tecnologia de tela, pois tê-los na tela inicial pode diminuir o desempenho do celular, portanto, quem não os utiliza é recomendável excluí-lo
Fechar aplicativos em segundo plano: Uma das primeiras ações que podem ser tomadas para melhorar o desempenho é certificar-se de fechar todos os aplicativos que não estão sendo utilizados, pois muitos possuem funções para continuar fazendo isso em segundo plano e assim acabam consumindo os recursos. A RAM deve ser usada para outras atividades.
Use aplicativos mais leves: Outra opção que pode melhorar o desempenho da memória RAM de um celular é baixar as versões mais leves que os aplicativos podem apresentar.
Atualize seu sistema operacional: Também deve-se levar em consideração que as atualizações do sistema operacional devem ser instaladas, pois trazem consigo muitas melhorias, incluindo algumas melhorias de desempenho.
Restaurar configurações de fábrica: Talvez esta seja a resolução mais drástica, pois quando não restam opções para otimizar o desempenho devido a problemas graves, o que deve ser feito é retornar às configurações de fábrica, então você terá que ter em mente fazer um backup anterior .
Se todas estas estratégias não funcionarem, com certeza o usuário deve começar a pensar em trocar o modelo do seu celular, passando para um com maior capacidade de RAM e assim não sofrer os problemas de lentidão no desempenho.
Deixe um comentário
Artigos Relacionados