Vantagens de um Monitor Curvo para Jogar

Vantagens de um Monitor Curvo para Jogar

Nos últimos anos, vimos um grande impulso em diversas indústrias em larga escala. No entanto, sem dúvida, uma das grandes vencedoras dessa categoria foi o gaming. Os números são evidentes e sustentam esse crescimento: os jogos online e os esportes eletrônicos são uma tendência latente.

Também conhecidos como esports, os esportes eletrônicos estão marcando uma era. Isso levou a uma profissionalização do setor, bem como de sua infraestrutura. E não estamos falando apenas em termos de competições, patrocínios e questões relacionadas à comercialização e aos milhões de dólares que geram, mas também de seus recursos.

Hoje, os gamers (como são chamados os protagonistas da indústria do gaming) precisam de ferramentas cada vez mais adequadas e adaptáveis à sua intensa dinâmica de jogo. Nesse sentido, o PC se reinventou (ou, melhor dizendo, diversificou) para poder atender a essa demanda.

O Monitor: Elemento-chave para uma Boa Experiência de Jogo

Entre suas várias aplicações novas e modernas, está o monitor. Este é um elemento fundamental para o gamer, pois dele dependerá, em grande medida, a experiência de jogo.

Um monitor de alta qualidade é crucial porque pode exibir cores vibrantes, contrastes nítidos e uma definição notável. Isso permite ver detalhes com mais clareza, algo essencial não apenas para desfrutar do jogo, mas também para que, no caso de um atleta eletrônico, possa competir em alto nível.

Nesse sentido, uma das grandes mudanças na ação de jogo é o uso de novas telas. Historicamente, um computador era composto por um monitor plano, e ninguém jamais precisou que sua estrutura ou design fosse modificado. Assim, plano, era suficiente.

Adeus ao Monitor Plano, Olá ao Monitor Curvo.

Adeus ao Monitor Plano, Olá ao Monitor Curvo

Acontece que a indústria do gaming exige outros requisitos. Foi assim que o monitor curvo passou a ocupar um lugar de destaque na estrutura gamer. Quando os protagonistas perceberam que, com uma tela mais curva, a experiência de jogo era outra (e muito melhor), a perspectiva mudou.

Talvez a razão principal do monitor curvo esteja no conceito de imersão. Ou seja, com esta tela, o jogador se sente mais imerso, mais dentro do jogo. Reduz-se o contato com o exterior e melhora a experiência em relação ao que tem diante dos olhos na tela.

Esta é provavelmente uma de suas principais vantagens. Alcançar uma experiência envolvente e, portanto, mais cativante.

Vantagens do Monitor Curvo

Além deste ponto, existem outras vantagens que este modelo de monitor traz e que podem ser muito atraentes e, principalmente, produtivas para quem o utiliza. Falando sempre em termos de gaming, é claro.

  • Ideal para usuários de vários monitores: É uma grande vantagem para aqueles que usam várias telas. Isso ocorre porque a curvatura ajuda a criar uma experiência visual mais uniforme e envolvente entre os dois monitores. Colabora também com uma transição mais suave entre telas e proporciona uma sensação de continuidade no campo visual.
  • Uma experiência visual mais próxima e confortável: A curvatura da tela aproxima visualmente as bordas do monitor ao usuário, criando uma experiência de visualização mais envolvente e confortável. Isso favorece a saúde ocular, já que a distância visual mais uniforme reduz a tensão ocular. Assim, as sessões de jogo (que costumam ser longas) são menos cansativas.
  • As telas curvas parecem mais naturais que as planas: Os monitores curvos oferecem uma aparência mais natural ao olho humano. Isso ajuda a reduzir a distorção visual e faz com que o que é observado na tela pareça mais realista.
  • Redução de reflexos: O design curvo desvia a luz ambiente de maneira mais uniforme ao longo da tela. Isso aumenta a visibilidade do jogador e diminui possíveis distrações, favorecendo, claro, sua capacidade de resposta aos estímulos da tela.
  • Telas curvas significam jogos mais envolventes: Como mencionamos anteriormente, esta é a vantagem principal do monitor, já que a experiência de jogo é mais imersiva. Está mais dentro do mundo do jogo e menos em contato com o mundo exterior.

Existem Desvantagens?

Embora seja claro que esses tipos de monitores sejam ideais para jogar, muitos podem se perguntar quais são suas desvantagens. A verdade é que não podem ser rotulados com esse termo, mas podemos listar algumas questões a serem consideradas.

Em primeiro lugar, o fato de que geralmente são mais caros do que um monitor de tela plana. Além disso, os curvos podem exigir requisitos muito específicos para suporte, complicando a compra de acessórios. Além disso, não se pode esquecer que nem todo o conteúdo para PC é projetado para telas assim, mas sim para as que são planas. Isso pode dificultar a experiência com determinados jogos.

Como Escolher um Monitor Curvo

É importante considerar certos aspectos ao escolher o monitor que mais agrada. Não podemos optar pelo primeiro que nos conquistar, e devemos ser precisos nas funções que a tela desempenhará.

  • Tamanho da tela: O tamanho da tela é um dos fatores a serem equilibrados. Podemos encontrar tamanhos de 24 a 34 polegadas, e não é indiferente qualquer dimensão. Sempre o maior será o mais tentador, mas... temos espaço onde colocá-lo?
  • Resolução da tela: A resolução da tela também pode variar. Pode ser Full HD ou 4K Ultra HD (que é ainda melhor). Para escolher um deles, devemos garantir que nossa placa gráfica se adapte bem.
  • Taxa de atualização e tempo de resposta: A taxa de resposta é um dado importante. Se o tempo de resposta for menor, significa que a experiência de jogo será melhor. Se a taxa de atualização for de pelo menos 144 Hz, então teremos qualidade garantida.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *