Os 9 melhores processadores para PC

Os 9 melhores processadores para PC

Aprenda como escolher o melhor processador para o seu computador com este guia completo. Não o perca!

Ter um bom processador, potente, é sinônimo de ter um bom computador. Sem dúvida, é uma das peças chave para o seu desempenho, sendo fundamental para distinguir quando um computador é adequado para um tipo de utilização e quando para outro.

Neste guia prático você encontrará algumas definições de processadores, características a considerar e como escolher o mais adequado para o uso que precisa.

Por outro lado, você encontrará uma lista dos melhores processadores para PC disponíveis no mercado; e por último, saiba como é a sua preservação.

O que é um processador e quais funções ele executa?

O processador é uma peça fundamental do computador, seu coração, pois dele dependerá sua potência e desempenho.

Fisicamente, tem formato quadrado, não mais que quatro centímetros por quatro centímetros; enquanto por dentro possui núcleos, relógio, placa gráfica e controlador de memória, entre outros elementos que se complementam. Ele é colocado na placa-mãe e tem como principal função ser o centro de comando do computador.

Características

Como o próprio nome descreve, o processador é um elemento fundamental no sistema informático porque processa tudo o que nele acontece e executa as ações que lhe são comandadas.

É por isso que a sua rapidez será fundamental para dar uma resposta eficaz aos usuários, tal como a sua potência, com o objetivo de responder de forma eficiente à procura. Os processadores não fazem parte apenas dos computadores, mas estão em vários dos dispositivos com os quais interagimos diariamente.

É importante considerar que esse é um dos componentes que mais encarece os produtos, pela sua importância no funcionamento, mas que também é um dos mais atualizados, porque a demanda dos usuários assim o exige.

Que tipos de processadores existem?

Intel e AMD são dois dos fabricantes de processadores mais populares do mundo. São duas marcas que desenvolvem os melhores modelos que existem no mercado, para diferentes tipos de usos.

Cada uma dessas marcas possui diferentes “famílias” de processadores: Pentium, Core, Celeron e Atom são desenvolvidos pela Intel; enquanto a AMD tem Sempron, Athlon e Ryzen.

O que levar em consideração na hora de escolher um processador?

Ao adquirir seu próprio processador, é importante prestar atenção, a princípio, à quantidade de núcleos e à frequência de trabalho, pois isso determinará como será seu desempenho (2 núcleos não são iguais a 10). Embora os especialistas afirmem que os números podem ser uma indicação de como funciona, mas não um ponto de comparação.

Então, você pode distinguir entre Overclocking e multithreading, Tensão e memória cache; o Socket e memória compatível, o Gráficos integrados no processador. Todos esses pontos nos levarão a fazer uma análise exaustiva do processador.

Por último, o uso que você dará ao computador também definirá o tipo de processador que você precisará: não é a mesma coisa se for um PC para design gráfico, ou gamer, do que um para uso mais doméstico ou profissional. Sem dúvida, esse pode ser um diferencial para optar por um ou outro processador.

Quais são os melhores processadores para PC

Nessa seção você encontrará uma lista comparativa dos melhores processadores para PC de acordo com o tipo de uso que terá, para que possa conhecer algumas das ofertas disponíveis no mercado atual.

Processadores de PC de uso básico

1- Ryzen 3: esse é um dos modelos mais básicos desenvolvidos pela AMD, com 4 núcleos e 4 threads. Se deve notar que o Ryzen 3 1200 é menos potente que o Ryzen 3 1300X.

Ambos possuem a arquitetura Zen da AMD, o que se traduz em processadores que, apesar de realizarem processos diferentes, funcionarão com melhor desempenho.

2- Intel Core i3: São ideais para computadores domésticos. Possui uma boa relação entre custo e qualidade, pois é um processador que proporciona boa resposta com baixo custo.

Eles possuem uma boa frequência base (3,8 GHz), e contam com a tecnologia Turbo Boost, ideal para quando você quer jogar jogos básicos.

Processadores para PC gamer

3- Ryzen 7: Esse processador desenvolvido pela AMD é um dos escolhidos para computadores gamer. Essa é uma linha que conta com diversas opções, sendo a mais completa a versão 3800 X.

Esse último tem potência de 105 W, que aliada à arquitetura Zen 2 atinge velocidade de 4,5 GHz em seu pico. Graças a esse processador, os jogos podem ser jogados em 4K com um consumo mínimo de 7 nm.

4- Intel Core i7: Esse processador é poderoso e versátil, ideal para computadores gamer que exigem demandas altíssimas. A combinação de frequências, núcleos e eficiência energética o tornam atraente para esse tipo de computadores.

Graças à arquitetura Comet Lake, desenvolvida pela Intel, é alcançado um equilíbrio entre desempenho e eficiência energética.

Processadores para usos exigentes de PC

5- Core i9-14900K: Esse poderoso processador de 14ª geração possui 24 núcleos no total e atinge 6 GHz de potência. Além disso, possui desempenho excepcional graças à sua microarquitetura Raptor Lake Refresh.

Além disso, graças à capacidade de desbloquear o multiplicador, permite aos usuários de overclock melhorar a velocidade do processador para ter um desempenho ainda melhor e assim poder aproveitar ao máximo o potencial do hardware.

6- Ryzen 9 7950X: Esse processador possui 16 núcleos e é um pouco mais rápido que o Intel Core i9. Além disso, é poderoso, sendo a melhor opção para computadores de uso exigente.

Conclusão

Então agora você já sabe, se quiser trocar processador do seu computador, nesse artigo você encontrará os segredos para escolher o melhor disponível no mercado atual.

Não se esqueça da importância de levar em consideração o orçamento e o tipo de uso que você dará ao seu computador, pois isso será fundamental na hora de escolher um ou outro processador.

Saber como funciona, quais são os pontos-chave e as opções existentes tornará sua compra mais adequada de acordo com suas necessidades e usos. A escolher!.

Gabriel Ferreira Lima

Gabriel Ferreira Lima

Gabriel Ferreira Lima es un ingeniero de software brasileño, graduado de la Universidad Federal de Minas Gerais. Con una pasión por la tecnología y la innovación, Gabriel se especializa en el desarrollo de aplicaciones móviles y soluciones digitales.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *