O que são BTUs e como eles afetam o desempenho do ar condicionado?

O que são BTUs e como eles afetam o desempenho do ar condicionado

A sigla BTUs vem do inglês British Thermal Units e indica a unidade de medida da quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1 libra de água em 1 grau Fahrenheit. No entanto, em aparelhos de ar condicionado, o que se mede não é o calor, mas a capacidade de resfriamento do aparelho.

Se pensarmos o que significa BTUs no ar condicionado, especificamente, é a quantidade de ar que o aparelho consegue resfriar em uma hora de funcionamento dentro de um ambiente.

Portanto, quanto maior o número de BTUs, maior a capacidade de resfriamento. Assim, o BTUs é o que irá auxiliá-lo a escolher o ar condicionado adequado.

Quão necessários são os aparelhos de ar condicionado atualmente

As mudanças climáticas se manifestam na forma de verões mais quentes e prolongados; também, no inverno e outono, com menos dias frios. Dessas mudanças, o calor é o que mais interessa ao tema da revisão.

As temperaturas estão aumentando, especialmente nas cidades, onde já é raro não ter um ar condicionado em casa. O asfalto torna a situação insuportável e a demanda por esses aparelhos nas cidades é alta.

Vale ressaltar que as grandes cidades têm uma temperatura média maior do que os assentamentos com menos intervenção humana, como o asfalto, os veículos, os prédios altos e a escassez de espaços verdes. Os aparelhos de ar condicionado, embora necessários para uma vida confortável, também representam um consumo de energia com certo grau de poluição.

Qual tipo de ar condicionado é adequado para mim?

Em geral, o tipo de ar condicionado que mais gera dúvidas entre os clientes na hora da compra são os aparelhos de ar condicionado residenciais. Neste tipo de aparelho, além do que foi dito sobre o cálculo das frigorias, outros fatores são calculados antes de escolher o modelo e a marca.

No tópico anterior, para calcular as frigorias, levou-se em conta o valor dos BTUs e a metragem quadrada do ambiente, mas também pode ser que você não queira refrigerar apenas um ambiente de cada vez, então terá que recalcular sua compra. Pois neste caso seria mais conveniente um sistema de refrigeração com traçado de dutos do que um único aparelho em um ambiente específico.

Como escolher corretamente a quantidade de frigorias

Esta seção fornecerá informações sobre como calcular a capacidade do ar condicionado que você precisa para refrigerar um espaço específico. É muito importante saber quantos BTUs esse espaço requer e, assim, desempenhar sua função adequadamente. O primeiro passo é calcular a metragem quadrada do ambiente, essa é a informação fundamental.

Com essas informações e outros dados sobre o tipo de espaço, número de pessoas que podem circular e outros, o vendedor poderá oferecer o ar condicionado que melhor se adapta a essas características, fazendo um cálculo simples no qual 50 frigorias correspondem a 1 metro quadrado.

Portanto, para um ambiente de 30 ou 35 m2, recomenda-se um ar condicionado de cerca de 1.500 a 1.750 frigorias.

Tipos de ar condicionado

Tipos de ar condicionado

Existem diferentes tipos de ar condicionados dependendo dos espaços a serem refrigerados, da metragem quadrada do ambiente, do fluxo de pessoas, das atividades realizadas no ambiente, do orçamento disponível ou da funcionalidade. Todos eles podem ser classificados de acordo com o tipo de instalação, design ou tecnologia, funcionamento ou uso específico.

Classificação de acordo com o tipo de instalação

Sistema Monosplit

É o sistema mais utilizado nas residências, pois funciona perfeitamente para climatizar um ambiente, além de ser fácil de instalar. Existem uma grande variedade de modelos para que você possa adaptá-los visualmente ao estilo do ambiente em que serão instalados. É composto por duas unidades, uma externa e uma interna.

Sistema Multisplit

Este sistema é semelhante ao anterior, mas permite multiplicar as unidades internas para poder climatizar diferentes ambientes, ou seja: com um único equipamento externo, você pode instalar vários equipamentos internos e refrigerar sua casa em diferentes ambientes ao mesmo tempo.

Portátil

Esta é uma opção muito particular que geralmente é recomendada para espaços reduzidos, pois não são tão eficientes quanto os aparelhos de parede. São unidades autônomas que podem ser transportadas, pois não necessitam de uma instalação permanente. São mais barulhentos e menos eficientes, embora em certas ocasiões possam ser úteis.

Sistema de dutos

Este sistema é comum em espaços que buscam cuidar da estética, pois são instalados em forros falsos que escondem os dutos. Também costumam ser instalados quando a superfície a ser climatizada é muito ampla e envolve diferentes ambientes. Claro que são mais caros e exigem mais manutenção, embora sua eficácia seja excelente, pois climatizam de maneira uniforme.

Sistema Fancoil

Fancoil é um sistema centralizado que utiliza ar, água, filtros e ventiladores para climatizar um ambiente. É uma opção flexível e eficiente em espaços amplos com controle individual da temperatura de cada uma das áreas climatizadas. É uma ótima opção, embora exija manutenção regular e mais intensiva. Sua instalação é complexa e cara.

Classificação de acordo com seu funcionamento

Esta classificação contempla os aparelhos de ar que não apenas refrigeram, mas também oferecem a possibilidade de aquecer o ambiente.

De ciclo único - Apenas frio

Como o próprio nome indica, é um equipamento que tem uma única função, que é refrigerar. São aparelhos ideais para climas quentes. Sua maior vantagem é o preço, são mais baratos do que os de frio e calor.

De ciclo reverso - Frio/Calor

Esses equipamentos são mais versáteis e se adaptam a todas as estações do ano em áreas onde o clima tem tanto baixas quanto altas temperaturas. Embora seja mais caro do que os de ciclo único, isso não é um fator que afeta suas vendas.

Classificação de acordo com sua tecnologia

Convencionais

Esses aparelhos são os mais econômicos na hora da compra. Eles funcionam com velocidade fixa, por isso não são muito eficientes e isso a longo prazo causa maiores gastos. Para manter uma temperatura desejada, é necessário ligá-los e desligá-los, o que causa flutuações no ambiente.

Inverter

Esta tecnologia opera através de um inversor no compressor para ajustar o resfriamento do ar conforme necessário. Isso os torna muito mais eficientes, pois proporcionam uma temperatura constante, embora também seja o que aumenta seu preço no momento da compra.

De acordo com o uso específico

Para veículos

Este tipo específico de aparelhos de ar condicionado é fabricado exclusivamente para uso em veículos. São sistemas preparados para uso em movimento com a energia fornecida pelo motor do veículo. Sua capacidade de refrigeração é adaptável a esses pequenos espaços.

Para servidores

Este é um equipamento ainda mais específico do que os anteriores porque sua finalidade é exclusiva para resfriar salas de equipamentos eletrônicos ou com servidores de internet. Eles são projetados para manter a temperatura constante e bem controlada.

Gabriel Ferreira Lima

Gabriel Ferreira Lima

Gabriel Ferreira Lima es un ingeniero de software brasileño, graduado de la Universidad Federal de Minas Gerais. Con una pasión por la tecnología y la innovación, Gabriel se especializa en el desarrollo de aplicaciones móviles y soluciones digitales.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *