Tudo o que é preciso saber sobre o HD externo

04/03/2024 · Updated on: 29/10/2024

O que você precisa saber para usar um HD extern

O que é um HD externo e como deve ser usado?

O HD externo, ou disco rígido portátil, é uma unidade de armazenamento que não está dentro de um dispositivo (como o disco rígido interno de um PC), mas pode ser transportado e conectado a vários dispositivos. Usar um HD de qualidade é essencial para armazenar e proteger arquivos digitais com segurança.

Veja abaixo algumas características e vantagens de usar um HD externo.

Capacidade de armazenamento

Os HDs  externos têm uma grande capacidade de armazenamento. Ao contrário de outros dispositivos, como os pen drives, eles podem atingir capacidades de até terabytes. Isso oferece a possibilidade de armazenar uma enorme quantidade de arquivos, sendo especialmente útil para fazer backups de dados importantes.

Portabilidade

Por não fazer parte de um dispositivo maior, os HDs externos são muito mais fáceis de transportar e ocupam menos espaço físico de armazenamento. Pense da seguinte forma: ao contrário do PC, um disco rígido externo tem muito mais espaço para informações digitais sem ocupar tanto espaço na sua mesa. Alguns até cabem no bolso!

Capacidade de armazenamento

Portanto, o HD externo é uma opção conveniente quando você precisa transferir informação de um dispositivo para outro, especialmente se eles não estiverem no mesmo local. Além disso, eles geralmente são equipados com uma ou várias portas USB, sendo compatíveis com praticamente qualquer dispositivo ao qual você deseja acessar.

Segurança

O uso de um HD externo oferece uma camada adicional de segurança para os seus arquivos. Geralmente, são usados para fazer backups. Como mencionado acima, esses discos têm uma capacidade de armazenamento maior do que um computador regular ou um pen drive. Por esse motivo, os usuários utilizam discos externos para fazer cópias de grandes quantidades de informações e dados.

Variedade de informações

O disco rígido externo oferece a possibilidade de armazenar diferentes tipos de informações digitais (fotos, arquivos do Word, Excel, videogames, etc.). Essa característica é muito útil quando se deseja armazenar arquivos muito pesados, aqueles que são impossíveis de enviar para a nuvem ou armazenar em um pendrive.

Possíveis desvantagens

Como qualquer dispositivo externo, os HDs externos também têm algumas desvantagens. Nossa intenção é fornecer a informação necessária para que você faça uma compra inteligente e que seja benéfica para você. Por isso, achamos importante chamar a atenção para alguns aspectos não tão positivos dos discos rígidos externos.

Desempenho a longo prazo

Com o uso e o aumento de dados armazenados, o desempenho do HD externo pode diminuir, além de haver desgaste natural do dispositivo.

Consumo de energia

Os HDs externos tendem a consumir mais energia que dispositivos menores, como pen drives. É recomendável evitar deixar o HD conectado por longos períodos, pois isso pode afetar a bateria tanto do HD quanto do dispositivo conectado.

Fragilidade

Como qualquer dispositivo eletrônico, os HDs externos são frágeis. Ou seja, eles devem ser protegidos contra quedas, choques, exposição a líquidos ou temperaturas muito altas. Os discos externos devem ser cuidados como qualquer outro equipamento de computação.

Como usar um HD externo

Agora que você conhece melhor as características, benefícios e desvantagens dos discos rígidos externos, vamos ver como usá-los. Seu funcionamento geralmente é o mesmo, embora algumas peculiaridades possam variar entre diferentes marcas e modelos.

Manual de uso

Como usar um HD externo

É claro, recomendamos sempre ler o manual de uso correspondente ao disco externo escolhido. Lá você encontrará suas características específicas, bem como uma descrição mais detalhada. O manual é seu primeiro recurso para esclarecer qualquer dúvida que você possa ter sobre o HD externo escolhido.

Porta USB:

  • Os discos externos vêm com um cabo USB para conectar ao dispositivo de sua escolha. A primeira coisa a fazer é conectar o cabo ao disco rígido. Observe qual tipo de porta o HD externo tem e quais o cabo possui para fazer a conexão corretamente.
  • Insira o outro conector do cabo na porta correspondente do dispositivo (um PC ou notebook, por exemplo). Espere alguns segundos para que o equipamento reconheça a conexão do disco rígido.
  • Uma vez que o disco tenha sido reconhecido, você poderá salvar nele toda a informação que desejar ou acessar as que já estão lá.Quando quiser desconectar o HD externo, sempre recomendamos realizar a ação de "ejetar". Isso garante que o disco seja removido com segurança. Se desconectado puxando o cabo, a informação pode ser danificada. Para ejetar o HD externo, você deve:
  • Ir para a janela "Meu Computador".
  • Entrar na pasta "Este dispositivo". Lá você verá uma lista de todos os dispositivos conectados ao computador.
  • Clique com o botão direito no nome do HD externo.
  • Escolha a opção "Ejetar".
  • Uma vez seguro, desconecte o cabo do computador.

Esperamos que este artigo tenha sido útil em sua pesquisa sobre HDs externos. O disco rígido externo é um ótimo complemento para adicionar a qualquer dispositivo, seja seu tablet pessoal, seu notebook de trabalho ou seu Playstation 5. Com ele, você sempre terá a tranquilidade de que seus arquivos estão em um local seguro.

O próximo passo é descobrir qual HD externo é o certo para você. Pense nos dispositivos que deseja conectar, no volume dos arquivos, no tipo de informação que deseja armazenar. Tudo isso ajudará a determinar qual disco rígido externo melhor se adaptará aos seus desejos e necessidades. Boa sorte!

Gabriel Ferreira Lima

Gabriel Ferreira Lima

Gabriel Ferreira Lima es un ingeniero de software brasileño, graduado de la Universidad Federal de Minas Gerais. Con una pasión por la tecnología y la innovación, Gabriel se especializa en el desarrollo de aplicaciones móviles y soluciones digitales.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *